segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Folia de Reis na Cidade de Deus


Ontem 12/01, o Bar do Bill que fica no Karatê, recebeu a visita do Grupo Cultural Folia de Reis Penitentes do Santa Marta. o Público se emocionou e centenas de crianças acompanharam a festa com muitos cantos, danças e poesias cantadas pelos palhaços foliões.
A Folia da Reis são Grupos que vão de porta em porta, anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas. É uma celebração religiosa do catolicismo, festa cultural para rememorar os passos dos Três Reis Magos.
No Brasil, a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o Dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Matéria de Nélio Fernando, estreando a parceria aqui no Cdd Acontece! 🙂

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua mensagem!
Em breve lhes daremos retorno.